quarta-feira, 27 de abril de 2011

Benefício para correr


Yoga para correr
Yoga é o complemento perfeito para melhorar o rendimento da corrida e conquistar mais força, flexibilidade e foco.
Quem corre sabe das dificuldades que enfrenta para conseguir se superar...
Os músculos, as articulações, a respiração, a concentração e até a mente se tornam aliados ou inimigos. “Alinhando posturas corretamente, o corredor(a) melhora a pisada, o ritmo e diminui incômodas dores causadas pelo desequilíbrio do corpo – alongando os músculos que estão tensos e fortalecendo os que estão fracos. O YOGA PROPORCIONA MELHOR RENDIMENTO, POIS CONSEGUE UNIR TREINAMENTO AO CORRETO ALINHAMENTO DO CORPO EM TODOS OS NÍVEIS.

O Yoga complementa a corrida nos aspectos físico e mental. “A PRÁTICA MELHORA A CONCENTRAÇÃO NA EXECUÇÃO DO MOVIMENTO DA CORRIDA, QUE VEM DO DESENVOLVIMENTO DO AUTOCONHECIMENTO, a atividade ajuda os corredores a se alinharem para que não tenham tantos problemas. “Yoga é uma ferramenta que ajuda a evitar e curar lesões enquanto realinha e equilibra o corpo”.
A força exercida em uma pisada é quatro vezes o seu peso e músculos alongados de forma ineficiente podem, no mínimo, atrapalhar o desempenho. “O YOGA AJUDA A TER UMA passada MAIS EFICAZ. QUANDO A MUSCULATURA ESTÁ RELAXADA, OS MOVIMENTOS SÃO MAIS EFICIENTES E O GASTO DE ENERGIA É MENOR. Quanto mais tensa, mais esforço será preciso para se movimentar”.

O alongamento é essencial para manter o equilíbrio. “É PRECISO QUE EXISTA UM meio termo ENTRE FORÇA E FLEXIBILIDADE PARA QUE OS MÚSCULOS TRABALHEM EM 100% DE SEU RENDIMENTO. Isso permite uma reserva maior de glicogênio, o que faz com que o organismo metabolize melhor o ácido lático. A flexibilidade adequada também diminui a pressão nas articulações durante a corrida.”
Outro ponto importante: os movimentos da corrida, por não serem muito amplos, podem provocar encurtamento nos músculos, prejudicando o desempenho do corredor e gerando dores. “Quando começamos a praticar um exercício, ocorre uma hipertrofia, pois o volume de sangue aumenta em 20% no músculo que está sendo trabalhado. Esse aumento de volume pode pressionar tendões e nervos e causar dores. O alongamento vai melhorar essa pressão, prevenindo o corredor de sofrer de dores causadas por ela”.

Mais foco para o treino
Nem só de alongamentos se faz uma prática de Yoga. “As posturas trabalham grupos musculares, proteção das articulações, exercícios respiratórios e meditação – e deixam corpo e mente equilibrados. Afinal, nas provas mais longas, o psicológico também está correndo”.
Para conseguir os benefícios da prática, o Yoga deve ser feita com prazer, assim como a corrida: “Não se imponha algo em que você não tenha interesse ou curiosidade, pois aquilo que poderia ser de grande ajuda pode se tornar desagradável”.Além da prática com um professor, o corredor deve fazer um trabalho constante para a flexibilidade. “Os esportistas podem fazer exercícios de alongamento ou Yoga de 20 a 30 minutos por dia para se manter longe de lesões”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário